Vamos casar, e agora?

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Como prometido, o post de hoje é sobre organização de casamento, já que as dúvidas são recorrentes em clientes que atendemos. Desde o momento do “Vamos casar!”, até os últimos preparativos, confere aqui as nossas dicas!


1º ponto a ser definido: Data 

“Vamos fazer uma festa de casamento?” “Vamos!”
Quando vai ser? Preferência de mês, dia, ano? Se sim, o ideal é começar a organização com um ano de antecedência. Se não houver preferência, vale tentar por datas livres nos locais preferidos.


2º: Número de convidados

Quem vai entrar na lista? Aqui geralmente o primeiro passo é considerar toda a família da noiva, do noivo, amigos dos dois, colegas de trabalho – talvez?
Então, tudo isso vai para uma planilha. Fechou em 250 pessoas e é isso que vocês querem, ok! Segue adiante. Se a ideia é uma festa menor, começam as revisões, exclui as pessoas mais distantes, e fecha na quantidade ideal. Lembrando que ao passar do tempo, essa lista vai ser ajustada sim, mas a ideia é que a quantidade esteja definida.


3º: Local

Agora é que vemos como os dois primeiros pontos são importantes. Porque o local da comemoração precisa, em primeiro lugar, comportar a quantidade de pessoas confortavelmente. Se vocês optarem por fazer pista de dança, considerem reservar um bom espaço livre, fora das mesas. 
Aqui nessa escolha entram preferências bem particulares a serem avaliadas: se tem espaço ao ar livre, estacionamento, facilidade de acesso, se vai ser de dia ou à noite, então tudo isso precisa ser considerado. Quem for fazer a cerimônia na igreja, precisa verificar também se há disponibilidade de data nos dois locais. E se for ao ar livre, verificar sempre um plano B, para o caso de chuva no dia – que a gente sempre pede pra todos os santos que não aconteça!


Então, resolvido data e local, foi dada a largada oficial: vai ter casamento sim! 😀

O próximo passo é buscar os demais profissionais que vão fazer parte do grande dia. Se a data é daqui um ano, pode sentar e dar uma relaxada. Mas não por muito tempo! 


4º: Save the Date e convite aos Padrinhos

Com 6 a 8 meses de antecedência, preparem-se pra enviar o Save the Date e convidar os padrinhos. Se o casamento for em época de férias, ou em local distante, vale aumentar um pouco essa antecedência. Ao mesmo tempo, pode-se já ir entregando o convite aos padrinhos, que deve conter:
• A pergunta se aceitam ser padrinhos
• A data
• Algum mimo que os faça sentirem especiais (doces, champanhe, gravata / corsage / esmalte a serem usados no dia)
• Paleta de cores que devem seguir, caso optem por escolher a cor do traje das madrinhas e padrinhos.


5º: Fotógrafo/Filmagem, DJ, Cerimonialista e Decoração

Esses são profissionais que geralmente atendem apenas um evento por dia, então é importante contratar logo, para que se possa escolher os preferidos do casal.

6º: Convites

Agora entrando um pouco mais na nossa parte de papelaria: o convite!

O ideal é que o convite do casamento seja enviado com 2 a 3 meses de antecedência. Vocês já pararam para pensar em quantos dias vão precisar para entregar 50, 100 convites? Certamente não vai ser tudo em uma semana 😅. E os últimos a receberem precisam ter um tempo aproximado de 1 mês antes da data da confirmação de presença – que costuma ser de 15 a 20 dias. Então, 45 dias antes do dia do casamento, todos (TODOS!) os convites entregues.

Aqui na Efeito a Arte, pedimos 3 semanas pra produzir os convites, depois de aprovado. No processo de fazer prévia, ajustes e aprovação de layout, consideramos uma semana. Então, somando todos os prazos, a hora de ver os convites é 4 a 5 meses antes do casamento. Então, atenção: Não deixem para começar a pensar no convite em cima da hora! É o evento da vida de vocês ♥

A ideia é enviar convite digital? Realmente, é mais rápido. Mas, pensem em quantas mensagens e fotos recebemos por dia no WhatsApp. E quantos convites em mãos recebemos por dia? 😉


7º: Salão de beleza para a noiva e madrinhas / mães

Essa é a hora de relaxar e aproveitar o momento com as pessoas mais especiais, então vale a pena buscar um local com espaço adequado para atender a todas, e deixar a data e horário agendados algumas semanas antes do grande dia.


8º Adicionais

Depois do principal definido, é hora de pensar nos adicionais. Algumas sugestões:
• Bar de Drinks
• Cabine de Fotos/Espelho
• Violinista para a cerimônia
• Carro especial para a entrada da noiva
• Papelaria personalizada: números de mesa, menus, capas de votos, cartazes para as cadeiras dos noivos, chuva de arroz, lenços lágrimas de alegria, tags de lembrancinha.
• Lembranças aos convidados: chinelos, bem casados, suculentas, copos/taças, temperos, suspiros, biscoitos, caixinhas de brigadeiros, aromatizador de ambientes, velas, e o que mais fizer sentido para o casal ♥


Lembrando que sempre recomendamos aos casais que nos procuram, a fazer o Save the Date e o convite dos padrinhos já pensando no restante da papelaria, pois o brasão dos noivos vai estar em diversos itens, e o ideal é que seja o mesmo desde o início. Dessa forma tudo fica em harmonia com o estilo e paleta de cores do casamento ♥

Gostou? Então confere aqui nossa apresentação completa, especial de casamento:
https://casamento.efeitoearte.com.br/

😉

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